Em destaque:

Incontinência
A Linha de Incontinência Newkare procura as melhores soluções existentes neste setor.
ver produtos
Trabalha numa instituição? Faça o seu registo para obter melhores condições
Voltar a Media

Geriatria: o que é, para que serve e como ajuda os Idosos?

A geriatria é um ramo dos cuidados de saúde que se concentra nas necessidades únicas que ocorrem à medida que se vai desenvolvendo o processo de envelhecimento.

informação

a geriatria

Tal como as crianças precisam de cuidados de saúde específicos e adaptados ao seu processo de desenvolvimento suportados pela pediatria, também os idosos precisam do mesmo tipo de atenção e cuidado médico que é providenciada pela geriatria. 


A geriatria existe porque o envelhecimento da mentes e do corpo das pessoas pode beneficiar de uma abordagem diferente em termos de saúde e cuidados, em comparação com o que funciona bem para as pessoas no auge da idade adulta. 


À medida que envelhecemos a mente e o corpo tornam-se mais vulneráveis. Isto significa que as pessoas se tornam mais sensíveis a coisas como stress, lesões, doenças, e efeitos secundários de eventual medicação que estão a tomar.

Doenças crónicas variadas tornam-se mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Ao longo do processo de envelhecimento, é comum para um idoso ter 3 ou mais condições de saúde crónicas. Estas podem ter sintomas sobrepostos e, por vezes, interagir. 


Além disso, as pessoas idosas acabam muitas vezes por ter de lidar com muitos comprimidos e cuidados de saúde para gerir. 


Embora alguns problemas de saúde da terceira idade possam ser tratados ou revertidos, a maioria dos idosos acaba por desenvolver dificuldades crónicas que colocam desafios importantes a eles próprios e às suas famílias. 


Alguns problemas especificamente geriátricos incluem problemas tais como quedas, incontinência, dor e declínios de independência e autonomia. 


A especialidade da geriatria desenvolveu-se porque os médicos perceberam que é necessária uma abordagem diferente, quando os idosos começam a ser afetados por todos estes processos associados ao envelhecimento. 


Por exemplo, quando uma pessoa idosa tem múltiplas doenças crónicas, não é produtivo tratar de cada condição isoladamente, como se os outros problemas não existissem, é sempre mais favorável para a saúde do idoso ter um acompanhamento abrangente. 


Por outro lado, doenças graves, tais como uma infeção do trato urinário ou um ataque cardíaco, podem causar sintomas diferentes numa pessoa idosa, em comparação com uma pessoa mais jovem. 


A geriatria preocupa-se em ajudar os idosos a manter as suas capacidades e qualidade de vida. O que pode ser complicado à medida que as pessoas envelhecem, porque as pessoas tendem a acumular problemas de saúde que são difíceis de curar completamente ou de reverter. 


Ainda assim, há ainda muito que pode ser feito para otimizar a saúde de uma pessoa idosa, para que esta possa ter mais qualidade de vida. 

O que é a geriatria? 

A geriatria é um ramo dos cuidados de saúde que se concentra nas necessidades únicas que ocorrem à medida que se vai desenvolvendo o processo de envelhecimento. 


Os profissionais de saúde geriátricos são especialmente treinados para ajudarem a gerir o bem-estar das pessoas idosas, para que estas possam continuar a manter a saúde e a independência durante o máximo de tempo possível. 


Por exemplo, após os 65 anos de idade, mais de metade dos idosos é suscetível de viver com três ou mais problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, artrite, doença de Alzheimer, ou tensão arterial elevada. 


Além disso, alguns idosos podem viver com considerações de saúde adicionais, tais como problemas de mobilidade e dificuldade em realizar atividades diárias. Estes fatores criam desafios médicos que os profissionais de saúde geriátricos podem ajudar a resolver.